TEMAS PARA MEDITAÇÃO EM RETIRO ESPIRITUAL

-->
--> -->   



TEMAS PARA MEDITAÇÃO
1. Certa vez encontrei Maria no patamar de uma escadaria pública. Estava de pés e com um bebê no colo. Ela sorriu para mim com um sorriso muito iluminado. Então eu lhe perguntei: - a senhora precisa de alguma coisa? Ela me respondeu com uma voz muito suave e melodiosa: - Oh, minha filha, eu não sei pedir!

2. Passei alguns meses em Minas Gerais e durante 33 dias andei com um grupo de 6 andarilhos. E eu era a 7ª. Só não éramos mendigos por que não mendigávamos. Adotei todos os seus hábitos durante este tempo. Andei descalço, não troquei de roupas e só tomei banho de chuva. Comia poeira e dormia nas calçadas. Não tínhamos dinheiro. Ganhávamos alguns alimentos que eram partilhados entre o grupo. Nunca passávamos a noite no mesmo lugar. Não havia um líder e tudo corria naturalmente como se fosse orquestrado, até os mais simples gestos. Falávamos baixinho. Entrei no grupo com a missão de os evangelizar e saí evangelizada. Foi neste grupo que eu conheci verdadeiramente a Jesus.

3. Deus criou o mundo e fez a tudo com igual teor e conteúdo. A diferença da forma está na “arrumação dos elementos” para as necessárias adaptações biológicas. Portanto, todo ser humano é igual perante o Criador. Aliás, todos somos simples criaturas com a forma privilegiada de termos sido “arrumados” à Sua imagem. Por isso o amor em nós não é um simples apelo animal mas, a condição de nos tornarmos seus filhos.

4. A sexualidade dos seres vivos significa reprodução. No ser humano, pode ser usada para amar mas, não é amor. O amor é o sentimento que preenche a alma e se torna o principal motivo da felicidade terrena e da eterna felicidade. O amor é a doação de si mesmo ao bem comum sem escolhas, sem explicação, sem lógica, sem razão e sem exigências. O maior amor nos é dado por Deus. A sexualidade humana é a doação do seu corpo biológico numa troca de afetividades com escolha antecipada e adoção das conseqüências.

5.


6. Por que a depressão religiosa? trabalhar o motivo de cada participante.
.

7. EDUCADORES RELIGGARISTAS: observamos que não possuímos mais muito tempo para nos converter realmente à Palavra ou viver de acordo com a Palavra; por que não sabemos precisar a data da vontade de Deus. Pode acontecer que Ele nos chame a qualquer momento. Estejamos preparados!