A RELAÇÃO COM DEUS




                       Da tela pintada a óleo  Jesus fala comigo   autora:Ivone do Amaral



                     
                      
PARA SE RELACIONAR COM DEUS 


a)      Você deve aprender a sentir a sua alma. 
A alma se localiza entre o coração e os pulmões, no lugar onde quando inspiramos sentimos um “vazio no peito” logo atrás  do osso chamado de “externo”. As antigas rezadeiras colocavam a alma no lugar quando a pessoa estava de “espinhela caída”.Quando a pessoa está angustiada, sente uma bola que sobe e desce pela laringe como se fosse sufocar e pode até doer.  Com certeza você já sentiu isto. É a sua alma.
b)      Você deve conhecer a sua alma. Quando doente é como uma bola. Quando sadia é como uma chama.
***Quando a alma está doente, ela pode manifestar sintomas no corpo. São os sintomas psico-somatizados sentidos como tonturas, certas neuroses, algumas psicoses, depressão, diversos tipos de mal estares e de dores como as reumáticas e as artríticas. São sintomas emocionais que podem se transformar em doenças físicas.

c)      Quando se ama também se sente neste mesmo lugar uma energia quente como se fosse de uma chama  agradável que não queima. A alma sadia é formada de sentimentos bons. Quando  na alma entram sentimentos maus como ódio, vingança, raiva, decepção, frustração, etc... ela adoece. E claro, manifesta reações diversas no corpo físico. A intensidade destas reações físicas depende da força com que o sentimento é fixado na alma ou na psique.
d)     Os maus sentimentos e os ressentimentos são como verdadeiros venenos para a alma. E aí, se a pessoa for bem educada, muito emotiva e boa gente; a  alma vira uma bola e passa a arder, a angustiar e a depressionar. Porém se a pessoa for muito racional e de má índole, torna-se violenta e pode até cometer delitos.
e)      Busque o equilíbrio:
Auto-analise-se. Procure racionalizar os  motivos  que  o/a fazem possuir um determinado estado de alma. Dê nomes verdadeiros a tudo o que possa afastar você da sua relação para com Deus. Mantenha a verdade dos fatos e procure entendê-los. Os porquês dos fatos são muito importantes para que possa superar os problemas da vida. Até por que  muitas vezes as pessoas cometem erros ou magoam sem má intenção. Outras vezes a intenção é boa mas a atitude é má.  E como nós não podemos julgar o outro sem conversar com ele e ficar conhecendo os seus motivos, é que se precisa de entendimento para o perdão.
Quando uma pessoa possui uma alma forte, ela  pode perdoar e esquecer até mesmo sem conversas e entendimentos. Para isto, basta saber superar fatos da vida.

COMO SE RELACIONAR COM DEUS:

a)       O superego ou  sopro de Deus é herança psicogenética da humanidade. È o princípio, a vontade que impulsiona a busca do paraíso perdido para a manutenção e a perpetuação da vida. E que mantém a ligação da pessoa com o divino. O divino é o nosso princípio em Deus.
b)      Mas é o ego que nos dá a consciência inteligente que precisamos para sobreviver; o aprendizado da vida, desde que fomos concebidos. O ego apenas retém o conhecimento e o põe em prática de maneira repetitiva. E geralmente até briga para impor a sua prática costumeira (egoísmo).  .
c)      Digamos  que logo após a fecundação durante o início da formação fetal o  superego desprende um ego que passa a ter a missão de individualizar a pessoa.   
d)     O ego continua mantendo contato permanente com o  superego durante toda a vida. Embora hajam limitações de intensidade neste contato. Estas limitações dependem do conhecimento da pessoa. Existem pessoas que não se dão conta, não reconhecem ou não aceitam o superego ( Não aceitam ou não se dão conta de que Deus e a ligação com Deus existe nelas)
e)      Dependendo da intensidade deste contato as pessoas tornam-se de menos a mais  privilegiadas na sua inteligência ou consciência de si mesmas. A consciência de que existe Um Ser superior a elas. E aí, elas se individualizam:  QUEM SOU?  Eu sou  aquele que sou. Fulano, aqui e agora, dependente de uma  Consciência Maior, que é Deus em mim.
f)       A pessoa que sabe quem é, torna-se capaz de discernir sobre a sua pessoalidade, os seus limites, adaptar, refinar, especializar os seus sentidos e os seus dons e colocar-se a serviço da vida com conhecimento, verdade, honestidade, humanismo e humildade. Porque o  superego reflexiona, desenvolve e assimila o conhecimento de maneira crítica para uma escolha que se enquadra dentro dos planos de Deus. E quem vive dentro dos planos de Deus é que prospera.
a)      O superego é a mente da alma. O ego é a mente biológica. Por isso, quando o corpo morre, a alma ressuscita com todas as informações passadas pelo ego para o superego durante a vida.  
b)      Amai-vos uns aos outros; quer dizer que a vida dos outros depende de nós. A felicidade do outro depende da nossa atitude. Quem ama, não prejudica o outro e não toma atitude que possa vir a se prejudicar depois.
c)      Nossas atitudes são gravadas no outro, por reações emocionais e passam a constituir herança da humanidade durante várias gerações. Podemos modificar para melhor o futuro das próximas gerações se aprendermos a viver com interrelacionamentos sadios e constituindo um bom exemplo.

A COMUNICAÇÃO PARA COM DEUS
 Afinal, a relação para com o próximo é uma das maneiras e a principal de comunicação que temos para com Deus. Porque de qualquer forma, Deus também está no outro. Nem que seja tentando colocá-lo no bom caminho, com muito amor. E muitas vezes através de puxões de orelha para que a pessoa possa despertar para a verdade e receber a recompensa merecida. A recompensa de Deus é sempre muito boa mas, só acontece quando a pessoa readquire sentimentos que redimem ou limpam a alma. Como o amor e o perdão, por exemplo.
 Outra maneira de se comunicar com Deus é a oração. Gosto de um rap goapel que diz assim:
                   O telefone pro céu é a oração... Tete a tete aqui... ouviu, meu irmão? E quem escuta lá?
                   É o Pai do Céu... que está sempre na linha... não deixa cair... ouve sem cessar...
                   A qualquer hora, qualquer dia... tá de prontidão... esperando tua chamada... com muito
                   amor pra te dar  perdão !
                
A Leitura da Palavra comunica o nosso afeto quando o sentimos e abrimos a alma para o entendimento da mensagem que estamos lendo ou ouvindo. Porque o S.Dmo Espírito Santo dá o entendimento e podemos sentí-lo.

A  Missa ou as Reuniões de louvor ou ainda as Celebrações e Cultos, são formas de relacionamento conjunto cuja força de comunicação aumenta na medida em que as pessoas presentes disponibilizam o amor que possa fluir no momento.

QUEM É DEUS ?

Deus é o Ser Supremo, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Onipotente, Senhor de toda a Força Maior. Onisciente, presente em todos os seus filhos. Magnânimo, Senhor de uma infinita bondade.
Mas Deus também é uma pessoa convencional, a exemplo dos Seus Dez Mandamentos. Afinal, todo pai precisa ser convencional para com os seus filhos a respeito da educação deles. Convencionalismo, significa o limite que se dá a todas as pessoas e coisas que existem em qualquer lugar; uma convenção onde os deveres revelam os direitos e não o contrário, para que possa haver equilíbrio natural em tudo e em todos.

Amar a Deus sobre todas as coisas, significa que o amor é alimento. O principal alimento de Deus e o que nas pessoas, mantém a vida saudável e feliz.
Um exemplo que se pode dar a respeito deste alimento é o seguinte:
* Alguém não pode comer chocolate por que lhe causa alergia.
Assim compreendamos que Deus não pode comer ódio, raiva, mentira, vingança, disputas irracionais e outras atitudes como são o misticismo que desrespeita a Sua Criação, contesta a Sua Pessoa e concorre com o seu Poder.

O QUE É A FÉ?
A fé é a confiança total, inabalável e irrevogável que temos para com Deus. Quem tem fé e sabe se comunicar com Deus e obedecer seus mandamentos, está totalmente amparado/a e não precisa ter medo de nada.