CATECUMENATO.



  CATECUMENATO   -   EDITAL  -   

QUADRO ESQUEMÁTICO   DA NOVA DIRETRIZ

 DIRETÓRIO ARQUIDIOCESANO   DE INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ.                                                               
 
·        Nos dias de hoje, a Santa Madre Igreja entendeu que  para ser realmente cristão, com qualidade de vida e ter salvação é necessário aprender a viver em Cristo e seguir o caminho certo. Por isso, a Igreja reestruturou o catecumenato de acordo com as instruções de Jesus Cristo que existe desde a época dos primeiros cristãos seguidores  santos, mas que com o tempo esta vivência foi se diversificando.  No mesmo grupo vão coexistir catecúmenos iniciantes na fé cristã, que são adultos que ainda não possuem todos os sacramentos e os Caminheiros para Cristo, que são os catecúmenos seguidores do caminho da salvação, ou aqueles que já possuem os sacramentos, mas têm o desejo forte de aprender a viver uma vida santificada a caminho da salvação.   
DEFINIÇÃO NOVA DIRETRIZ: Catecumenato é a introdução da verdadeira fé para seguir o caminho da salvação.
ATUAÇÃO NOVA DIRETRIZ:   O  introdutor é o/a catequista catecumênica                           ( cate/ecumênico)
PORQUE INTRODUTOR?  Por que introduz o catecúmeno no caminho da salvação.
COMO SE DÁ A SALVAÇÃO?: Através do seguimento do verdadeiro caminho, munido de muito amor e despojado dos hábitos mundanos que foram introduzidos na fé cristã através dos tempos.
LITERATURA: CIC, Bíblia, Nouwen,Henri J.M. Crescer: Os três movimentos da vida espiritual,SP,Paulinas, 2000.,  D.Peruzzo, E sguiram Jesus,Curitiba, Diocese, Paulinas.



PRÉ-CATECUMENATO: 
·        A convocação para os novos catecúmenos deve se dar nas missas, nas reuniões pastorais e nas visitas missionárias.
·        Não há idade para ser catecúmeno, desde que o/a candidato possua entendimento para formar  a compreensão.
·        Não há exigência de ser alfabetizado, por que a vivência exercida no grupo deve ser como a do projeto de Deus. A união fraterna, ou seja: você não pode caminhar? Eu carrego você!
·        O primeiro contato do candidato com o introdutor é para que ele fique conhecendo os candidatos, mas ainda não se matricula.
·        Marca-se a data do 1º encontro no 1º domingo da quaresma.
·        Para se identificar quem deseja seguir o catecumenato, o/a candidato/a deverá comparecer a esta missa, com uma faixa branca na cabeça, amarrada à testa. E durante a missa, deverão sair depois da homilia e antes das preces, para este encontro com o introdutor no salão da Igreja.
·        Antes da saída, porém, o padre celebrante deverá fazer a acolhida do grupo na Igreja, com juramento de compromisso, bênção sacerdotal e aspersão de agua. Alguns poderão desistir antes do juramento.
·        Depois disto, o introdutor irá marcar entrevista ou 3 outros encontros personalizados ou em grupos para conhecer os problemas e a fé de cada um e aí sim, fazer um livro e realizar a matrícula de todos. Durante esta entrevista, o/a  candidato/a ainda poderá desistir.
·        A partir do início do trabalho de formação do grupo, não se aceitam desistências nem mais outros candidatos, que deverão esperar a formação de um novo grupo a cada dois anos. A não ser casos muito especiais depois de avaliados pelo Pároco.
·        Então o/a introdutor/a fará o encontro de acolhida do grupo no catecumenato; já formado por aqueles que desejam realmente alcançar a vida eterna e não aqueles que são cristãos por conveniência ou tradição. Este encontro deverá ser marcado para,  entre o 2ºdomingo de Páscoa e Pentecostes.


CATECUMENATO:
·        Os encontros devem ser marcados para durante a missa de domingo, quando  o grupo assistirá à missa até depois da homilia e sairá antes das preces para se reunir no salão.
·        As reuniões deverão ser feitas à volta de uma mesa com bancos ou cadeiras e não com carteiras escolares.
·        O introdutor não deverá usar de didática escolar, mas de exemplos e facilitação para o entendimento dos ensinamentos de Jesus e ajudar a os colocar na prática do dia a dia.
·        Por isso o introdutor/a, deve ter formação teológica e experiência de evangelização.
·        As entregas de símbolos devem ser feitas em encontros celebrativos durante a missa.

OS CATECÚMENOS DEVEM:                          
1.     Aprender a sentir a própria alma e a conviver com ela.
2.     Comunicar-se e sentir o Espírito Santo.
3.     Receber exorcismo e terapia cristã a cada encontro, individualmente ou em grupo
4.     Entrega da oração: receber o livro de rezas durante a missa, no dia 15 de março.
5.     Aprender as rezas e a fazer as orações da maneira correta com todos os preceitos.
6. Aprender e vivenciar a lei do amor fraterno, o sermão da montanha, os 10 mandamentos. Uma visão da antropologia no antigo testamento e a compreensão do Novo Testamento.
7.     Afastar-se das crenças erradas como misticismos, heresias, etc.
8.      Conhecer Jesus, como homem, Santo, Salvador, Mestre, Pastor e Deus. Esclarecer os mistérios da salvação e passar a conviver com Ele.
9.     Aprender a estar com Maria Santíssima como Rainha e mãe.
10.              Aprender tanatologia.

PURIFICAÇÃO E ILUMINAÇÃO
·        No 3º domingo da quaresma, ensaiar com os padrinhos o ritual do batismo.
·        No 4º domingo  da quaresma, ensaiar a comunhão e a crisma.
·        No 5º domingo da quaresma, ensaiar a  confissão e a comunhão.
·        Retiro espiritual, fazer no 4º domingo do Advento ou  no Domingo de Ramos.
·        Rito de Éfeta, preferencialmente no sábado santo pela manhã
·       A celebração dos sacramentos da iniciação cristã, e a celebração da fé dos caminheiros para Cristo ou aqueles que já possuem os sacramentos, deve ser feita durante a Vigília Pascal.

MISTAGOGIA, é realizada nas seguintes celebrações:
·        Acolhida dos neófitos na comunidade, na celebração realizada no 2º domingo de Páscoa
·       Catequeses mistagógicas, após as missas do Tempo Pascal; combinar com a equipe de Liturgia a leitura de 1 dos 3 evangelhos do tempo A.
·        Inserção dos catecúmenos na comunidade e nas pastorais.

OBSERVAÇÃO:
·        Procurar realizar um trabalho partilhado com outros setores do Centro Catequético e sempre de acordo com o/a coordenadora.
·        Se a missa de domingo na Sta Helena, começa às 10.30h, o tempo de reunião do catecumenato deverá ir mais ou menos das 10.45h até às 12.00h no salão; e vez por outra promover um almoço partilhado às 12h, para que o encontro se estenda até às 14 horas.
·        Quando não houver salão vago, promover reuniões domiciliares.

Paz e Bem, 
Ivone.Cientista Religiosa, Leiga Franciscana Missionária de Maria.                                                    
CONVOCAÇÃO:  PARA SER FEITA NAS MISSAS
 Nos dias de hoje, a Santa Madre Igreja entendeu que  para ser realmente cristão, com qualidade de vida e ter salvação é necessário aprender a viver em Cristo e seguir o caminho certo. Por isso, a Igreja reestruturou o catecumenato de acordo com as instruções do próprio Jesus Cristo que existe desde a época dos primeiros cristãos seguidores santos, mas que com o tempo esta vivência foi se diversificando.  No mesmo grupo vão coexistir catecúmenos iniciantes na fé cristã, que são adultos que ainda não possuem todos os sacramentos e os Caminheiros para Cristo, que são os catecúmenos seguidores do caminho da salvação, ou aqueles que já possuem os sacramentos, mas têm o desejo forte de aprender a viver uma vida santificada a caminho da salvação .   

·        Para se identificar quem deseja seguir o catecumenato, o/a candidato/a deverá comparecer à missa, no 1º domingo da quaresma. com uma faixa branca na cabeça, amarrada à testa. Quando eles estiverem assistindo à missa, deverão sair depois da homilia e antes das preces, para este encontro com a introdutora, Irmã Ivone, no salão da Igreja. 
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário