PROJETO PARA RENOVAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO






Como projeto para a renovação do ensino brasileiro, propomos o programa  DAMO que é aplicado como o principal projeto para o ensino consciente e plano para o psicodesenvolvimento. 

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O Programa DAMO foi criado e é aplicado por Educadores Missionários Religaristas  
O Programa DAMO estimula e facilita a compreensão para o aprendizado e flexibiliza o conhecimento

1.   O QUE É O  PROGRAMA DAMO 
Desenvolvimento da atenção, da memória e da organização mental

É o programa para o desenvolvimento físico, psicológico, escolar e social do aluno, aplicado pela Didática Para os Novos Tempos
 
Quando aplicamos o DAMO, depois de algum tempo passamos também a nos integrar a um modo de vida que amplia os nossos horizontes e nos faz enxergar o quanto as pessoas comuns a nós, vivem aquém da realidade.
 
 Os alunos passam a ser observadores de um mundo de ilusões como é por exemplo a compulsividade, os vícios e outros comportamentos desajustados.
Observamos famílias inteiras e até comunidades desintegradas; vivendo de acordo com as pseudofilosofias do submundo. E ficam julgando o outro com futilidade e usando exclamações populistas. Um dos maus hábitos que se observa hoje nas pessoas é o de “psicologar”. E também o de “logorreigar”. Ao psicologar as pessoas costumam dizer:   ah, isso é psicológico! ou  fulano tem a mania de... Estas pessoas não sabem por exemplo, o que é “interpretação das realidades coletivas” ou o respeito pelo outro. Ao logorreigar, as pessoas falam desnecessariamente usando um frazeado sem sentido ou possuem um discurso fútil e inútil. Os logorreicos costumam usar de demagogia.
  
Quem passa pela formação orientada pelo DAMO, possui mente sã em corpo são.
 
O DAMO é um programa que se adapta a qualquer que venha a ser o currículo oficial do programa de formação escolar. É também o principal tema a ser abordado na orientação ou no curso  dos pais ou responsáveis de alunos.
 
O DAMO é um programa que promove educação para a vida, convenientemente inserida na formação escolar em parceria com a educação familiar.
 
O DAMO é o que está faltando nas escolas. O DAMO é o programa aplicado através da didática para os novos tempos como base psicológica, psicopedagógica e pedagógica para desenvolver o conteúdo escolar.
 
O DAMO trabalha a atenção, a memória , a organização mental, o comportamento e o desenvolvimento intelectual da criança, através das atribuições aplicáveis do plano de psicodesenvolvimento, especializado em etapas que acompanham o crescimento físico e intelectual desde a creche até a escola 17;  projeto dos anos de ensino ou dos anos escolares.
2.     PARALELO ENTRE PIAGET, VIGOTSKY E DAMO

Piaget e Vigotski muito contribuíram para o aperfeiçoamento do ensino nos séculos passados. Hoje ainda se mantém o respeito pelas suas idéias, principalmente no que se refere às idéias que deverão permanecer neste e pelos próximos séculos, por que dizem respeito à compreensão da psique humana. Neste paralelo entre eles e o programa DAMO, quero demonstrar as adaptações que foram feitas ao psicodesenvolvimento que observamos nas gerações atuais. Também demonstro como o programa DAMO deve ser conduzido para se manter atualizado por pelo menos alguns séculos que virão, preparando e melhorando sempre os futuros profissionais e a psicogenética das nossas futuras gerações.

PIAGET:  ensino programado
VIGOTSKY:  hábitos da convivência 
DAMO:ensino consciente

Piaget : Construtivismo de como se constrói o conhecimento
Vigotsky: Interacionismo ou trocas com o meio
DAMO:Construção do conhecimento através do desenvolvimento intelectual, promovendo uma qualificação social.
 
Piaget: O objeto existente passa a ser conhecido pelo sujeito através de aproximações sucessivas
Vigotsky 
:O sujeito herda a evolução cultural e filogenética do meio em que vive.
DAMO: O sujeito é herdeiro e ao mesmo tempo predisposto a adquirir e desenvolver o conhecimento global, respeitando as diversas culturas de maneira inclusiva e sem preconceitos.
 
Piaget: Aprendizagem é relação sujeito x conteúdo e não simples copismo 
Vigotsky: Na criança todas as funções aparecem duas vezes; tanto no nível social (interpsicológico) quanto no nível individual (intrapsicológico) 
 DAMO: Todo sujeito possui a capacidade de expansão da consciência, da criatividade, de adquirir novos conhecimentos e de aplicá-los.
 
Piaget: Privilegia a maturação biológica
 Vigotsky: Privilegia o ambiente social
 DAMO: Privilegia a inclusão social, a moral humana, as interatividades, a interdisciplinaridade a qualidade de vida e a ecologia
 
Piaget: O desenvolvimento segue uma seqüência universal de estágios 
Vigotsky: O desenvolvimento depende do ambiente
DAMO : O desenvolvimento é obtido através da compreensão da vida para chegar a um estado de alma sã e corpo são em ambiente são
 
Piaget: O conhecimento primeiro é individual para depois ser social 
Vigotsky: O conhecimento é social para depois ser individual 
DAMO:  O conhecimento é uma troca psicoafetiva para o aprimoramento de seres profissionais e sociais
 
Piaget: A aprendizagem acontece por fazes 
Vigotsky: A aprendizagem é um processo recíproco do conhecimento. Mais aprendizagem, mais conhecimento 
DAMO: A aprendizagem resulta da capacidade de atenção, memória e organização mental que organizam a compreensão. Fato compreendido é logo aprendido
 
Piaget: O pensamento acontece antes da linguagem 
Vigotsky: Pensamento e linguagem são processos interdependentes
DAMO: O pensamento organiza a linguagem
 
Piaget: A antogenese repete a filogênese e assim repete-se a humanidade. aflora e transforma
Vigotsky: Rejeita a identidade do desenvolvimento com a história da humanidade 
DAMO: A educação pode transformar a humanidade quando avalia a história e a linguagem e impõe novos conceitos para um estilo mais compatível e saudável de desenvolvimento
 
Piaget: Compreende estruturas do pensamento como mecanismos internos 
Vigotsky : O meio é uma interferência que atua no interior individual da pessoa 
DAMO:  A pessoa pode fazer ou refazer ou transformar o meio ambiente ou se tornar resistente ao meio inadequado através do conhecimento que a leva a fazer suas escolhas certas.
 
Piaget: O sujeito é epistêmico cognitivo 
Vigotsky: O sujeito é individual e agente da história cultural. A fala egocêntrica não espera respostas

DAMO
: A fala socializada é o contato com o outro. O sujeito é ao mesmo tempo individual e coletivo. Representa e honra a cultura da sua comunidade assim como é participante.
 
Piaget: Não se refere a egocentrismo 
Vigotsky: A fala egocêntrica é socializada, tem função social. 
DAMO: O ego tem valor social quando repassa valores ou dá testemunho. Ou mesmo quando inicia uma amizade, a pessoa fala de si para se dar a conhecer ao outro.
 

3.      RECURSOS DE APLICAÇÃO DO PLANO PARA O PSICODESENVOLVIMENTO DE ALUNOS ou as motivações que devem ser desenvolvidas através das matérias regulares em cada classe ou ano escolar. E a relação da escola com a família dos alunos e não da família com a escola.

ANOS ESCOLARES, IDADE RELATIVA  E AS MOTIVAÇÕES:

D.1. a.(Creche) D.1.b - D.1.c (jardim 1 e 2) . De 0 a 3 anos
O desenvolvimento da criança / preparando para a vida /elaboração mental/ aperfeiçoamento psicomotor / hábitos / higiene e alimentação / adaptação progressiva do comportamento / associação /dissociação /compreensão / interpretação simples / orientação dos pais /ética e estética / ecologia / curso preparatório de pais.

D.2. a -  D.2.b Pré-escola. 4 e 5 anos
Elaboração mental / associação / dissociação / compreensão /interpretação objetiva progressiva / reconhecendo os movimentos /construção indutiva / Ética e estética / ecologia / hábitos /higiene e alimentação /conhecimento progressivo da vida, adaptado ao conteúdo /orientação dos pais / curso preparatório de pais  ou escola de pais 


D.3. Escola 1, Escola 2 e Escola 3. 6 anos,7 anos e 8 anos
Visualização livre objetiva e mental /elaboração mental / compreensão /lógica / criatividade / interpretação objetiva construtiva /construção da sensibilidade emocional /  ética e estética /ecologia / hábitos /higiene e alimentação / / conhecimento progressivo da vida, adaptado ao conteúdo / orientação dos pais  ou escola de pais. 

 D.4. Escola 4 e Escola 5. 9 anos e 10 anos
Visualização  livre subjetiva / elaboração mental /compreensão /lógica / sensibilidade / interpretação da realidade individual  e comunitária / motivação / construção solicitada / ética e estética / ecologia / hábitos /higiene e alimentação / conhecimento progressivo dos conteúdos.

D.5. Escola 6. 11 anos
Visualização objetiva solicitada / elaboração mental / compreensão lógica / sensibilidade / práticas de coletividade / motivação /interpretação das realidades coletiva /prática do perdão e consciência crítica /construções do conhecimento de interesse coletivo / ética e estética /hábitos / higiene e alimentação / conhecimento progressivo dos conteúdos.

D.6. Escola 7 e Escola 8. 12 anos e 13 anos
Polivisualização objetiva solicitada / compreensão / lógica / sensibilidade /prática do perdão e consciência crítica /interpretação da própria realidade/ motivação /construção e elaboração do conhecimento próprio em grupo /ética e estética / hábitos / higiene e alimentação /conhecimento progressivo dos conteúdos.

D.7. Escola 9.  14 anos
Polivisualização subjetiva solicitada / compreensão / lógica / sensibilidade / prática do perdão e consciência crítica /  interpretação das realidades do mundo/ motivação /  construção e elaboração do conhecimento  partilhado / ética e estética / etiqueta social / higiene e alimentação / conhecimento progressivo dos conteúdos / Orientação vocacional

D.8. Escola 10, Escola 11 e Escola 12. 15 anos, 16 anos e 17 anos
Polivisualização subjetiva e objetiva solicitada / compreensão / associação / lógica / filosofia / sensibilidade / prática do perdão e da consciência crítica / motivação / construção de elaboração do conhecimento próprio e da comunidade / interpretação do conhecimento próprio e da comunidade / pesquisa / ética e estética / etiqueta social / higiene e alimentação / conhecimento elaborado  dos conteúdos  / Orientação vocacional

D.9. Escola 13  preparação para a universidade. 18 anos
Filosofia / Metodologia Científica /  Preparação Vocacional / Psicologia do Desenvolvimento / Mercado de trabalho/ Política e Cidadania / Orientação da profissionalidade / Linguagem / etiqueta social / Noções administrativas e organização/Marketing

D.10. Escola 14.  Profissionalizante ou faculdade. + de 18 anos
 Polivisualização objetiva e subjetiva aplicada ao conhecimento / compreensão / lógica   /construção de elaboração do conhecimento amplo /metodologia específica / pesquisa / interpretação do conhecimento amplo / orientação para a profissão / Aplicação do conhecimento geral  nos conteúdos comuns ou específicos.

D.11. Escola 15.  Pós-graduação e especialidade. + de21 anos
Polivisualização objetiva e subjetiva  do conhecimento  / Resumo do conhecimento geral / Especificação de um ramo do conhecimento / Pesquisa / Desenvolvimento e aplicação do conhecimento especificado

D.12 Escola 16.  Mestrado. + de 23 anos
Polivisualização objetiva, subjetiva e social do conhecimento / pesquisa / adequação e expansão do conhecimento / metodologia aplicável  / projetos / comunicação e expressividade / oralidade e apresentação.

D.13. Escola 1.. Doutorado. + de 30 anos
Polivisualização objetiva, subjetiva e social do conhecimento / Pesquisa / Metodologia / Adequação, expansão e conclusão do conhecimento / Aplicação do conhecimento


4. EXPLICAÇÃO DE CADA   MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA DO DAMO E O RECURSO PEDAGÓGICO USADO PARA A APLICAÇÃO DA MOTIVAÇÃO

      Matéria       Ano escolar     Aplicação    Recurso pedagógico      
por índice alfabético
  Adaptação progressiva do comportamento  D.1  Recebe o bebê ou a criança com vícios de comportamento. È necessário estabelecer observância de horários e outros comportamentos a fim de educar para as futuras etapas da vida. Sistemia

  Adequação e expansão do conhecimento  D.11. Colocar o conhecimento em nível de  “sentir o obvio” para  capacitar a um repasse de emoções e conclusões, ou seja: aprofundar-se com entusiasmo no seu  conhecimento de “causa” e procurar experimentações.  Sistemia  e Ludismo.
 
  Adequação, expansão e conclusão do conhecimento  D.11 Enquadrar o conhecimento no parâmetro existente e procurar descobrir algo que mereça novas explicações e conclusões eficientes    Sistemia e  ludismo.

   Aperfeiçoamento psicomotor.   D.1.  Estimulo da observação, da atenção e da motricidade. Aplicando a ética e a estética básicas.   Ludismo e sistemia.

 Aplicação do conhecimento. D.11. Projeção viável  e necessária  de uma das várias categorias do conhecimento: humano, tecnológico, social e em uma das suas áreas específicas. Ludismo.

  Comunicação e expressividade. D.11. Apresentação de trabalhos orais, visuais, escritos  e audiovisuais.  Ludismo.

   Construção indutiva. D.2.  Estimular a capacidade de produzir o que lhe é comum ou que deve fazer parte da vida. Ludismo.

  Construção da sensibilidade emocional. D.3. Trabalhar a educação emocional  através do conteúdo das matérias e de forma  interdisciplinar. Sistemia

  Construção solicitada. D.4.  Estimular a capacidade de produzir o que lhe é solicitado. Sistemia
 
  Construção do conhecimento de interesse coletivo. D.5. Desenvolver dentro do conteúdo das matérias e de forma interdisciplinar  o que é de interesse coletivo.  Sistemia

  Construção  e elaboração do  conhecimento próprio  em grupo. D.6. Oportunizar o conhecimento de si próprio ou da “pessoa que é” e ajudar cada aluno a  se socializar e socializar a matéria. Sistemia

  Construção e elaboração do conhecimento  partilhado. D.7. Oportunizar  a aplicação do conhecimento na partilha. Valorizar o que cada pessoa tem de si mesmo para oferecer como conhecimento.  Sistemia    
  
  Criatividade. D.3. Promover a criatividade em todas as matérias.  Ludismo

  Conhecimento progressivo da vida, adaptado ao conteúdo. D.2 e D.3. Aproveitar a experiência do quotidiano para desenvolver o conteúdo das matérias. Sistemia

  Conhecimento progressivo do conteúdo.D.4,D.5,D.6 e D.7. Incentivar o estudo progressivo na turma como um todo. Sistemia

 Conhecimento elaborado do conteúdo. D.8. Estimular  a criação de conteúdo comparativo. Ludismo

  Conhecimento aplicado do conteúdo comum ou específico. D.10.Estimular a capacidade de reduzir, expandir, recriar ou explicar o conteúdo através de alguma criatividade. No caso de conteúdos comuns do curso pré-universitário, deixar que cada aluno aplique por exemplo, a metodologia  aos temas próprios da sua vocação pessoal.  Ludismo

Desenvolvimento e aplicação do conhecimento especificado. D.11.Valorizar   um conhecimento específico para que seja desenvolvido e aplicado. Sistemia e Ludismo

Dissociação. D.1e D.2. Desenvolver a lógica da dissociação ou decomposição programada. Sistemia e Ludismo.

Elaboração mental. D.1,D.2,D.3,D.4 e D.5. Estimular  o pensamento lógico, relacionando as imagens mentais para resultar numa realidade. Sempre  usando de verdades adaptadas à idade mental. Sistemia e Ludismo

 Ética e Estética. D.1, D.2,D.3, D.4, D.5, D.6,D.7e D.8. Capacitar  para o conhecimento do que é certo ou errado, feio ou bonito, bom ou mau, o que deve ou não deve, o que precisa ou não, o que pode ser adiado, o que é paciência, o que deve ser cumprido, respeitado, valorizado e apreciado. De que maneira se deve apreciar a vida, etc... Sempre demonstrando o obvio e as possíveis conseqüências, o abstrato e o concreto. A leitura abstrata ou o entendimento do concreto. Adaptando à  matéria e à idade mental. Sistemia e Ludismo

  Etiqueta social. D.7 e D.8.Capacitar para a boa apresentação e o convívio social através das boas maneiras. Sistemia

 Filosofia. D.8, D.9 e D.10. Introdução à filosofia. Capacitar para  a adequação do pensamento na  interpretação da vida. Filosofia específica. Sistemia e Ludismo

   Hábitos. D.1, D.2, D.3, D.4, D.5 e D.6. Demonstrar e exigir do aluno os  hábitos saudáveis como o comportamento ecológico, a caminhada tranqüila, falar sem gritar, não bater portas, sentar-se educadamente, comportar-se na fila, ceder vez e lugar aos idosos etc. Sistemia

  Higiene e alimentação. D.1, D.2, D.3,D.4,D.5,D.6 e D.7. Explicar o porquê  e como fazer a higiene. Exigir a higiene dentro da escola e nos  relacionamentos.  Explicar sobre os alimentos e a manutenção de uma alimentação saudável. Incentivar o plantio de árvores frutíferas e  de horta. Do despertar da curiosidade e da compreensão até  ao estudo biológico e ao trabalho. Sistemia e Ludismo
 
   Interpretação simples. D.1. Cultivar a observações antecipadas, pré-conclusivas e pré-decisivas de todos os  atos, movimentos, palavras, conversas, uso de objetos, etc.... Sistemia

  Interpretação objetiva progressiva. D.2. Cultivar as observações antecipadas e com o entendimento do que poderá vir depois, conduzindo ao autolimite e a uma decisão acertada. Sistemia

  Interpretação objetiva construtiva. D.3. Com as observações antecipadas, os autolimites acertados e as decisões tomadas, chega a hora de incentivar a feitura de projetos de várias ordens, a fim de incentivar as  conclusões e fechar os parâmetros. Trabalhar limitação e  pesquisa. Ludismo

 . Interpretação da realidade individual e comunitária. D.4. Depois de D.2 e D.3 é hora de se autoconhecer em gênero, número e grau; os porquês individuais  e em relação aos outros, de forma comunitária. Sistemia e Ludismo.

  Interpretação das realidades coletivas. D.5. Abordagens culturais  e de  compreensão da vida das várias coletividades. Sistemia e Ludismo.

  Interpretação da própria realidade. D.6. Situar o aluno na sua realidade, elevando a sua auto-estima  e promovendo a inclusão: a socialização pelo que se é como pessoa e não pela raça ou pelo que se possui . Valorizar o natural, a partilha, a opção pela simplicidade e  dar a compreender a ecologia e a cidadania. Sistemia

 Interpretação das realidades do mundo. D.7. O conhecimento da diversidade cultural e a inculturação da pessoa. Ludismo e Sistemia

  Interpretação do conhecimento próprio e da comunidade. D.8. Trabalhar a aceitação com naturalidade das diferenças que o conhecimento pode impor perante a comunidade. Demonstrar ao aluno os vários tipos de conhecimento, valorizando o conhecimento da vida  e a sabedoria adquirida dos idosos, principalmente familiares e professores. Demonstrar a importância de todas as profissões. Ludismo e Sistemia

  Interpretação do conhecimento amplo. D.10. Motivar os conhecimentos gerais e a busca da intelectualidade. Ludismo.

  Linguagem. D.9. Apesar de os alunos terem estudado  línguas como conteúdo do currículo escolar, em D9 deve-se aperfeiçoar o inglês e o espanhol, por serem línguas comerciais e de grande uso no MERCOSUL. História da Linguagem e flexões derivativas e comparadas da origem das diversas línguas.Sistemia

  Lógica. D.3,D.4,D.5,D.6,D.7,D.8,D.10. Abordagens da compreensão dos fatos da vida em geral.  O  enunciado para a pesquisa A pesquisa dos porquês. A conclusão da compreensão e o resultado lógico. Sistemia e Ludismo

  Mercado de Trabalho. D.9. Esclarecer sobre as exigências, fluxos, organizações, trocas, compra e venda, lucros, pesquisa e tudo o mais sobre o mercado de trabalho tanto nacional quanto internacional.
Incentivar  idéia sobre a elaboração de novos mercados. Ludismo e Sistemia

  Metodologia Científica. D.9. Justificando a pesquisa  e dando cientificidade. A produção científica  precisa do enquadramento na lógica de que nada se cria. Apenas descobrimos maneiras de evidenciar algo que seja aproveitável  em determinadas circunstâncias. Métodos universais da comunicação científica. Sistemia e Ludismo

 Metodologia específica. D.10, D.11, D.12, D.13 A metodologia  começa com a “adequação em D1” e deve ser utilizada em todas as etapas do conhecimento como organização para tudo o que se faz. Criar métodos para a organização e a facilitação da vida em todos os campos e seguir métodos oficiais no conhecimento e na aplicação do trabalho. De D10 a D13, a metodologia deve ser específica ao curso que forma para uma determinada  profissão. Sistemia

 . Motivação.D.4, D.5, D.6, D.7, D.8. Criar  expectativa  para  o próximo passo.Aperfeiçoar o sentimento de continuidade, a esperança e a caridade. Motivação para a leitura, a pesquisa, o estudo, o trabalho, a obediência, etc... sem competição, sem egocentrismo nem egoísmo,mas com o desejo de partilha ou bem comum. Sistemia

  Noções administrativas e organização. D.9. Mostrar que uma boa administração e a organização  proporcionam solidez no exercício profissional.  Regras gerais. Sistemia e Ludismo

 O desenvolvimento da criança. D.1. Dar o exemplo, ser espelho, exercitar fisicamente, brincar, organizar o tempo das atividades, cuidar cultivando pontualidade, boa expressão, amizade, respeito e outros valores  familiares e sociais. Sistemia e Ludismo

 Orientação dos pais. D.1. D.2.D.3.Reunir periodicamente “somente os pais ou responsáveis” e explicar  como deve ser continuada em família a formação escolar. Demonstrar a extensão bilateral da  família para a escola e da escola para a família e as conseqüências  deste relacionamento que deve ser mantido com respeito entre as partes. Sistemia

 Orientação profissional. D.10. Direcionar o ensino para um aprimoramento
profissional específico da classe, orientando  sem  descuidar do conhecimento geral.Sistemia

 Orientação da profissionalidade. D.9.Orientar o aluno sobre como se comportar ou a  maneira de agir  de um universitário que se prepara para ser um profissional de qualidade. Apresentação e Ética do profissional mediante as diversas vocações representadas na  classe. Ludismo

 Orientação vocacional. D.7. D.8. Despertar no aluno o entendimento da sua vocação. O que mais gosta de fazer? Em que área se sente melhor? O que espera da sua realização profissional?  Sistemia e Ludismo

 Pesquisa. D.8. D.10. D.11.D.12. D.13.Promover a interdisciplinaridade da pesquisa em todas as áreas da vida familiar, social, religiosa e escolar. Pesquisa externa e
interna. Para a inventividade, a construção de alguma coisa  e a aplicação profissional. Sistemia e Ludismo

  Práticas de coletividade. D.5. Incentivar o trabalho conjunto sem “grupismo” ou “panelinha” ou partidarismo. Partir do individual para a coletividade e
da coletividade para o individual. Ensinar a liderança construtivista  com parceria despretensiosa, humilde e respeitosa. Demonstrar sempre que o meio ou o mundo do próximo constitui o nosso universo. E que colhemos individualmente as conseqüências do que plantamos na comunidade. É da nossa maneira de atuar no mundo que depende a qualidade das futuras gerações. Ludismo e Sistemia

 Práticas do perdão e da consciência crítica.D.5. D.6. D.7. D.8. Manter na classe uma convivência pacífica através da compreensão do outro e do respeito pelo próximo. Trabalhar o julgamento dos fatos sem condenação mas com entendimento e compaixão. Quando, como e porque optar pelo SIM e pelo NÃO. O comportamento socializado. Ludismo e Sistemia 

Preparando para a vida.D.1.Iniciar de forma adaptada  todas as etapas do conhecimento. Cultivar o aprimoramento da fala, da articulação da palavra usando sempre de verdade. Trabalhar a fantasia sem traumas, sem sustos e sem medos. Despertar a curiosidade pelos sons e pelos objetos. Habituar a ouvir música melodiosa e a um paladar natural. Trabalhar a compulsividade e a sociabilidade.  Sistemia e Ludismo.

Preparação vocacional. D.9.Depois de descoberta a vocação, os alunos deverão vivenciá-la, quer seja como estagiários voluntários ou observantes úteis. O que poderá ser programado pela escola em convênio com  Instituições ou profissionais do ramo. Sistemia

 Política e cidadania.D.9. Mostrar a política como sendo uma forma de prestação de
cidadania. A escolha sem vínculos, sem preconceitos e sem medos como forma democrática de
uma sociedade séria, justa  que pretende ser feliz. Sistemia e  Ludismo

 Polivisualização objetiva solicitada.D.6.Incentivar o uso do pensamento que leva aos vários raciocínios objetivos interligados  na aplicação do conhecimento.Sistemia

 Polivisualização subjetiva solicitada.D.7.Incentivar o uso do pensamento como arte. O idealismo e a  prática das  exteriorizações subjetivas. Sistemia

 Polivisualização subjetiva e objetiva  solicitada.D.8. Incentivar o uso do pensamento
para objetivações dos subjetivos . Os  múltiplos  idealismos  objetivados. Sistemia e Ludismo

 Polivisualização objetiva e subjetiva aplicada ao conhecimento. D.10.Incentivar a criatividade a partir  do que é e do que poderia ser, aplicada na matéria ou conhecimento já adquirido. Sistemia e Ludismo

 Psicologia do desenvolvimento. D.9. Mostrar o processo psicológico de desenvolvimento. As necessidades humanas que impulsionaram descobertas. Os equívocos e o mau uso das descobertas e do progresso. Qualidade de vida correta. Ecologia versus  sentidos , sentimentos e sobrevivência humana. Ludismo e Sistemia

 Reconhecendo os movimentos. D.2.Valorizar e ensinar a compreender cada movimento do corpo em relaçãoa si mesmo e  aos outros e no uso dos espaços.Ludismo e Sistemia.

 Sensibilidade. D.4. D.5. D.6. D.7. D.8. Despertar a sensibilidade. Ensinar a sentir e usar os vários materiais com as quais existe trabalho. Praticar sistemas de alavancas, movimentos.  Superfícies e conseqüências. Atenção. Sensações e razões. Promover a educação emocional. Ludismo e Sistemia

 Visualização livre objetiva e mental. D.3.Incentivar a compreensão e o discernimento do que imagina e do que vê. Sistemia e Ludismo

Visualização livre subjetiva. D.4. Incentivar o despertar da intelectualidade. Desenvolver trabalhos a partir de um tema próprio. O despertar da arte, da observação, da objetividade, da criatividade e da subjetividade. Sistemia e Ludismo

Visualização livre solicitada. D.5. Aplicação prática da compreensão com discernimento, demonstrando certo grau de intelectualidade. Sistemia e Ludismo

5.   SOLICITAÇÃO DE PALESTRAS OU OFICINAS ABAIXO RELACIONADAS 
     e-mail: religgare@gmail.com     ou  passe um SMS para celular VIVO: (41) 9168-1421

a.    OFICINA: Oficina  de aprimoramento em didática para os novos tempos
DISCIPLINA:  Didática Para os Novos Tempos
GRUPOS DE ESTUDO: Autônomos, formados  por  iniciativa de cada escola.
TEMA CENTRAL: Prática  para aprimoramento didático  de professores, pais e alunos maiores.
TEMPO SOLICITADO:    28 horas / oficina. Este tempo poderá ser estendido ou realizar outras oficinas
OBJETIVO GERAL: Adequar  a   forma   de   ensinar     aos   tempos  atuais, a fim de obter melhores resultados  comportamentais,  intelectuais   e  sociais

b.   GRADE TÉCNICA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM  DAMO
Ministradores:                                                                             
Professores Especializados da  Missão Religgare                         
Aplicação:                                                                                                                     
Oficina preparatória e de aprimoramento para professores  do ensino fundamental
e foco principal abaixo especificado                                                           
Tema Central: A Psicossomática  aplicada  ao Ensino 
Foco principal : Pedagogos, Psicólogos Educacionais   e Psicopedagogos    
Motivo conseqüente: Orientar para uma  atuação abrangente, inclusiva, organizacional 
e psicosocial   na   Escola
Objetivo Geral:  
 Oferecer recursos  psicodidáticos  para   conter   a   violência  nas  escolas
Tempo total:                                                   
180 h /aula / 23 dias                                      
Tempo presencial:         
10 h/aula/dia,   incluindo laboratório                               
 Horário diário:
1º . Das 08 às 12 horas
2º. Das  13 às 16 horas
3º. Das 17 às 20 horas         
Objetivo Específico:
Demonstrar  que  é possível preparar os   professores para manter um padrão ético, estético e geral de dignidade e profissionalismo nas  Escolas
Motivação para este curso:
A  violência que gera a insegurança de professores, alunos e famílias nas Escolas e que por conta desta triste realidade, observamos que:
a.Há desinteresse de professores
b.As matérias não são bem aplicadas.
c.O sentimento cívico  está desaparecendo
d.As pessoas estão cada dia mais deseducadas
e.Os bandidos estão tomando o lugar dos professores e da família
f. Formam-se a cada dia, péssimos profissionais  que vão formar outros profissionais cada vez piores
g.Há falta  de integridade pessoal e conseqüentemente profissional.
h.O aluno está sobrecarregado de falsas necessidades.
 Conteúdo Geral
 Dias
 1º-Psicossomatologia básica 
 2º-Ilusão x realidade                                                                                                               
 3º-A conquista do aluno
 4º-A recuperação inclusiva                                                                                                       
- Pessoa, Alma e Sociedade                  
 6º-Dimensionamento do aluno                 
7º- Educação para a vida                          
8º- Identidade docente
-Avaliação mental e física do aluno      
10º- Conflitos dentro e fora da Escola        
11º-Inter-pessoalidade dentro da Escola       
12º- Desenvolvimento mental, físico  e intelectual  do aluno                                     
13º- Organização psíquica                              
14º-Imparcialidade e passionalidade              
15º-Segurança x caos                                      
16º-Reconstrução do pensamento coletivo       
17º- A  Teoria Psicogenética
18º-Autodomínio e postura

 Procedimentos:
 Das 08 às 12 h. aula teórica
Das 13 às 16 h. aula teórica
Das 17 às 20h. Mesas, debates, trabalhos, laboratório e recolhimento dos trabalhos 
para  produzir um livro relatorial  do curso

c.   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.        Definição, conhecimento da Psi e do Soma, aplicação da consciência e efeitos de conseqüências demonstrando o poder das  escolhas das atitudes do dia a dia sobre os sentidos. Arco reflexo-lógico, emoção e razãoAção x reação.

2.        O papel do educador nas  conquistas das gerações. História da educação e resultados obtidos no  desenvolvimento da humanidade. Educação x desenvolvimento da sociedade. A ilusão dos métodos e a realidade do caos

3.        Metodologias do ensino qualificado. A didática  interativa entre a escola e a família e não entre a família e a escola. A didática do amor como recuperadora da  auto-estima do aluno. A didática das escolhas com efeitos de dignidade.

4.        Metodologia  para  obter a atenção abrangente do professor sobre os alunos e dos alunos sobre o professor e a matéria. Aplicação e desenvolvimento de matérias com atenção inclusiva. Raciocínio  e lógica  tanto individual quanto coletivo.

5.        Definição e aplicação ética e estética do SER e do ESTAR.  A ética e a estética aplicadas aos conteúdos produzindo  conhecimento global e  estímulos de sociabilidade. A pessoalidade como recurso social  recriada nas escolas

6.        A observação das distintas vocações do grupo de alunos e o direcionamento prático de cada vocação  aplicado na confecção de trabalhos escolares supervisionados. A valorização da compreensão na  oralidade do aluno. A expressão trabalhada

7.        Os diversos posicionamentos do professor nos diversos níveis de ensino frente às capacidades emocionais demonstradas pelo aluno, afim de poder  contribuir  com  a  compreensão  própria do aluno  para que este  possa  construir uma  vivência  de qualidade com dignidade. Inter-pessoalidade

8.        Auto-avaliação vocacional do professor. A contribuição do docente para o futuro das próximas gerações de docentes. O exercício vocacional  e  a  docência  não  prejudicada. O aprimoramento  multidisciplinar e a  aplicação do conhecimento nos diversos setores da vida. O currículo pessoal  e a colocação  certa. A postura  do  mestre.
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9.        Metodologia da adaptação do tempo frente às habilidades de reação do grupo. Estímulos de reação do raciocínio para a motricidade. As reações psíquicas e físicas frente ao trabalho escolar e o aproveitamento do aluno quando o professor faz a aplicação  integral  das  matérias na escola.

10.     Intercâmbio de posturas entre professores e alunos. Respeito e amizade. Liberdade e liberalidade. Os prejuízos da libertinagem. A reciclagem do perdão na sociedade escolar restrita e com  retorno social amplo. Metodologia dos  diversos tipos de recuperação do aluno


11.     Metodologia do  relacionamento qualificado  entre docentes, alunos e docentes, alunos e alunos, funcionários e docentes, funcionários e alunos. Livre arbítrio. Prejuízos do não relacionamento e do relacionamento não qualificado.

12.     Métodos para aprendizagem aplicados ao desenvolvimento das matérias. Métodos de reciclagem e reaproveitamento do conhecimento. O desenvolvimento da memória e as práticas de compreensão dos conteúdos.

13.     Metodologia para uma didática organizada e organizadora  das matérias integradas para fortalecer potencialidades mentais dos alunos. Aplicação de métodos  adjuntos para o desenvolvimento da organização mental, visando uma progressividade laboral  e uma progressão do desenvolvimento pessoal do aluno.

14.      A  manutenção  da pirâmide  profissional nos quadros da escola. O esclarecimento dos medos dos alunos. A avaliação progressiva do aluno para a inclusão social. A receptividade dos problemas individuais e coletivos.

15.     A postura do docente frente as realidades atuais. A ética do compartilhamento na segurança do aluno individual e da escola no geral. Outros procedimentos de segurança.

16.     Trabalhando a saúde psíquica  através da esportividade  e das práticas de conduta. A recreação e o lazer como meio  de desenvolver  o coleguismo e as amizades íntegras.

17.     Metodologia para o auto-domínio e a postura dos alunos. A prática do silêncio. A observação  das regras de etiqueta  em todos os setores da escola.

18.      Metodologia para avaliar e colher resultados do comportamento  coletivo compreendido  através  do ensinamento cívico e  religioso  e da  teoria  psicogenética para a prática do ego coletivo.
 
d.   Conteúdo expressivo seqüencial:
Definição, conhecimento, psi, soma, consciência, efeitos, conseqüência, poder, escolhas, atitudes, sentidos, arco reflexo, reflexológico, emoção, razão, ação, reação, história, educação, desenvolvimento, sociedade, ensino, qualificado, didática, interativa,  amor, auto-estima, escolhas, dignidade,  abrangente, aplicação, matérias, desenvolvimento, raciocínio, lógica, ética, estética, estímulos, sociabilidade, pessoalidade, vocação, compreensão, oralidade, expressão, capacidades, emocionais, vivência, inter-pessoalidade, auto-avaliação, aprimoramento, multidisciplinar, motricidade, aproveitamento, posturas, respeito, amizade, liberdade, liberalidade, libertinagem, reciclagem, perdão, recuperação, relacionamento, qualificado, aprendizagem, reaproveitamento, memória, conteúdos, organizadora, matérias, integradas, organização, mental, progressividade, laboral, pessoal, pirâmide, profissional, medos, avaliação,  progressiva, inclusão, social, receptividade, problemas, postura, docente, compartilhamento, segurança, saúde, psíquica, esportividade, conduta, recreação, lazer, coleguismo, amizade,  auto-domínio, silêncio, regras, etiqueta, comportamento,  coletivo, ensinamento, cívico, religioso, teoria, psicogenética, ego

2 comentários:

  1. Acabamos de aperfeiçoar o texto e oportunamente faremos novos ajustes.

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  2. Como trabalho de educação para a vida, você poderá ver a página de MANUAL DA FELICIDADE no site www.catequesenovostempos.blogspot.com

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