Como projeto para a renovação do ensino brasileiro, propomos o programa DAMO que é aplicado como o principal projeto para o ensino consciente e plano para o psicodesenvolvimento.
O
Programa DAMO foi criado e é aplicado
por Educadores Missionários Religaristas
O Programa DAMO
estimula e facilita a compreensão para o aprendizado e flexibiliza o
conhecimento
1.
O QUE É O PROGRAMA DAMO
Desenvolvimento da atenção, da memória e da
organização mental
É o programa para o desenvolvimento físico,
psicológico, escolar e social do aluno, aplicado pela Didática Para os Novos
Tempos
Quando aplicamos o DAMO, depois de algum tempo passamos também a nos integrar a um modo de vida que amplia os nossos horizontes e nos faz enxergar o quanto as pessoas comuns a nós, vivem aquém da realidade.
Quando aplicamos o DAMO, depois de algum tempo passamos também a nos integrar a um modo de vida que amplia os nossos horizontes e nos faz enxergar o quanto as pessoas comuns a nós, vivem aquém da realidade.
Os alunos passam a ser observadores de um mundo de
ilusões como é por exemplo a compulsividade, os vícios e outros comportamentos
desajustados.
Observamos famílias inteiras e até comunidades desintegradas; vivendo de acordo com as pseudofilosofias do submundo. E ficam julgando o outro com futilidade e usando exclamações populistas. Um dos maus hábitos que se observa hoje nas pessoas é o de “psicologar”. E também o de “logorreigar”. Ao psicologar as pessoas costumam dizer: ah, isso é psicológico! ou fulano tem a mania de... Estas pessoas não sabem por exemplo, o que é “interpretação das realidades coletivas” ou o respeito pelo outro. Ao logorreigar, as pessoas falam desnecessariamente usando um frazeado sem sentido ou possuem um discurso fútil e inútil. Os logorreicos costumam usar de demagogia.
Quem passa pela formação orientada pelo DAMO, possui mente sã em corpo são.
O DAMO é um programa que se adapta a qualquer que venha a ser o currículo oficial do programa de formação escolar. É também o principal tema a ser abordado na orientação ou no curso dos pais ou responsáveis de alunos.
O DAMO é um programa que promove educação para a vida, convenientemente inserida na formação escolar em parceria com a educação familiar.
O DAMO é o que está faltando nas escolas. O DAMO é o programa aplicado através da didática para os novos tempos como base psicológica, psicopedagógica e pedagógica para desenvolver o conteúdo escolar.
O DAMO trabalha a atenção, a memória , a organização mental, o comportamento e o desenvolvimento intelectual da criança, através das atribuições aplicáveis do plano de psicodesenvolvimento, especializado em etapas que acompanham o crescimento físico e intelectual desde a creche até a escola 17; projeto dos anos de ensino ou dos anos escolares.
Observamos famílias inteiras e até comunidades desintegradas; vivendo de acordo com as pseudofilosofias do submundo. E ficam julgando o outro com futilidade e usando exclamações populistas. Um dos maus hábitos que se observa hoje nas pessoas é o de “psicologar”. E também o de “logorreigar”. Ao psicologar as pessoas costumam dizer: ah, isso é psicológico! ou fulano tem a mania de... Estas pessoas não sabem por exemplo, o que é “interpretação das realidades coletivas” ou o respeito pelo outro. Ao logorreigar, as pessoas falam desnecessariamente usando um frazeado sem sentido ou possuem um discurso fútil e inútil. Os logorreicos costumam usar de demagogia.
Quem passa pela formação orientada pelo DAMO, possui mente sã em corpo são.
O DAMO é um programa que se adapta a qualquer que venha a ser o currículo oficial do programa de formação escolar. É também o principal tema a ser abordado na orientação ou no curso dos pais ou responsáveis de alunos.
O DAMO é um programa que promove educação para a vida, convenientemente inserida na formação escolar em parceria com a educação familiar.
O DAMO é o que está faltando nas escolas. O DAMO é o programa aplicado através da didática para os novos tempos como base psicológica, psicopedagógica e pedagógica para desenvolver o conteúdo escolar.
O DAMO trabalha a atenção, a memória , a organização mental, o comportamento e o desenvolvimento intelectual da criança, através das atribuições aplicáveis do plano de psicodesenvolvimento, especializado em etapas que acompanham o crescimento físico e intelectual desde a creche até a escola 17; projeto dos anos de ensino ou dos anos escolares.
2.
PARALELO ENTRE PIAGET, VIGOTSKY E DAMO
Piaget e Vigotski muito contribuíram para o aperfeiçoamento do ensino nos séculos passados. Hoje ainda se mantém o respeito pelas suas idéias, principalmente no que se refere às idéias que deverão permanecer neste e pelos próximos séculos, por que dizem respeito à compreensão da psique humana. Neste paralelo entre eles e o programa DAMO, quero demonstrar as adaptações que foram feitas ao psicodesenvolvimento que observamos nas gerações atuais. Também demonstro como o programa DAMO deve ser conduzido para se manter atualizado por pelo menos alguns séculos que virão, preparando e melhorando sempre os futuros profissionais e a psicogenética das nossas futuras gerações.
Piaget e Vigotski muito contribuíram para o aperfeiçoamento do ensino nos séculos passados. Hoje ainda se mantém o respeito pelas suas idéias, principalmente no que se refere às idéias que deverão permanecer neste e pelos próximos séculos, por que dizem respeito à compreensão da psique humana. Neste paralelo entre eles e o programa DAMO, quero demonstrar as adaptações que foram feitas ao psicodesenvolvimento que observamos nas gerações atuais. Também demonstro como o programa DAMO deve ser conduzido para se manter atualizado por pelo menos alguns séculos que virão, preparando e melhorando sempre os futuros profissionais e a psicogenética das nossas futuras gerações.
PIAGET: ensino
programado
VIGOTSKY: hábitos da
convivência
DAMO:ensino consciente
Piaget : Construtivismo de como se constrói o conhecimento
Vigotsky: Interacionismo ou trocas com o meio
DAMO:Construção do conhecimento através do desenvolvimento intelectual, promovendo uma qualificação social.
Piaget: O objeto existente passa a ser conhecido pelo sujeito através de aproximações sucessivas
Vigotsky :O sujeito herda a evolução cultural e filogenética do meio em que vive.
Piaget : Construtivismo de como se constrói o conhecimento
Vigotsky: Interacionismo ou trocas com o meio
DAMO:Construção do conhecimento através do desenvolvimento intelectual, promovendo uma qualificação social.
Piaget: O objeto existente passa a ser conhecido pelo sujeito através de aproximações sucessivas
Vigotsky :O sujeito herda a evolução cultural e filogenética do meio em que vive.
DAMO: O sujeito é herdeiro e ao mesmo tempo predisposto a adquirir e
desenvolver o conhecimento global, respeitando as diversas culturas de maneira
inclusiva e sem preconceitos.
Piaget: Aprendizagem é relação sujeito x conteúdo e não simples copismo
Piaget: Aprendizagem é relação sujeito x conteúdo e não simples copismo
Vigotsky: Na criança todas as funções
aparecem duas vezes; tanto no nível social (interpsicológico) quanto no nível
individual (intrapsicológico)
DAMO: Todo sujeito possui a capacidade de
expansão da consciência, da criatividade, de adquirir novos conhecimentos e de
aplicá-los.
Piaget: Privilegia a maturação biológica
Piaget: Privilegia a maturação biológica
Vigotsky: Privilegia o ambiente social
DAMO: Privilegia a inclusão social, a moral
humana, as interatividades, a interdisciplinaridade a qualidade de vida e a
ecologia
Piaget: O desenvolvimento segue uma seqüência universal de estágios
Piaget: O desenvolvimento segue uma seqüência universal de estágios
Vigotsky: O desenvolvimento depende do ambiente
DAMO : O desenvolvimento é obtido através da
compreensão da vida para chegar a um estado de alma sã e corpo são em ambiente
são
Piaget: O conhecimento primeiro é individual para depois ser social
Piaget: O conhecimento primeiro é individual para depois ser social
Vigotsky: O conhecimento é social para depois ser
individual
DAMO: O conhecimento é uma troca psicoafetiva para o aprimoramento de
seres profissionais e sociais
Piaget: A aprendizagem acontece por fazes
Piaget: A aprendizagem acontece por fazes
Vigotsky: A aprendizagem é um processo recíproco do
conhecimento. Mais aprendizagem, mais conhecimento
DAMO: A
aprendizagem resulta da capacidade de atenção, memória e organização mental que
organizam a compreensão. Fato compreendido é logo aprendido
Piaget: O pensamento acontece antes da linguagem
Piaget: O pensamento acontece antes da linguagem
Vigotsky: Pensamento e linguagem são processos interdependentes
DAMO: O pensamento organiza a linguagem
Piaget: A antogenese repete a filogênese e assim repete-se a humanidade. aflora e transforma
Piaget: A antogenese repete a filogênese e assim repete-se a humanidade. aflora e transforma
Vigotsky: Rejeita a identidade do desenvolvimento com a
história da humanidade
DAMO: A educação pode transformar a humanidade quando avalia a história e a
linguagem e impõe novos conceitos para um estilo mais compatível e saudável de
desenvolvimento
Piaget: Compreende estruturas do pensamento como mecanismos internos
Piaget: Compreende estruturas do pensamento como mecanismos internos
Vigotsky : O meio é uma interferência que atua no interior individual da
pessoa
DAMO: A pessoa pode fazer ou refazer ou transformar o meio ambiente ou se
tornar resistente ao meio inadequado através do conhecimento que a leva a fazer
suas escolhas certas.
Piaget: O sujeito é epistêmico cognitivo
Piaget: O sujeito é epistêmico cognitivo
Vigotsky: O sujeito é individual e agente
da história cultural. A fala egocêntrica não espera respostas
DAMO: A fala socializada é o contato com o outro. O sujeito é ao mesmo tempo individual e coletivo. Representa e honra a cultura da sua comunidade assim como é participante.
Piaget: Não se refere a egocentrismo
Vigotsky: A fala egocêntrica é socializada, tem função
social.
DAMO: O ego tem valor
social quando repassa valores ou dá testemunho. Ou mesmo quando inicia uma
amizade, a pessoa fala de si para se dar a conhecer ao outro.
3.
RECURSOS DE APLICAÇÃO DO PLANO PARA
O PSICODESENVOLVIMENTO DE ALUNOS ou as motivações que devem ser desenvolvidas
através das matérias regulares em cada classe ou ano escolar. E a relação da
escola com a família dos alunos e não da família com a escola.
ANOS ESCOLARES, IDADE RELATIVA E AS MOTIVAÇÕES:
D.1. a.(Creche) D.1.b - D.1.c (jardim 1 e 2) . De 0 a 3
anos
O
desenvolvimento da criança / preparando para a vida /elaboração mental/
aperfeiçoamento psicomotor / hábitos / higiene e alimentação / adaptação
progressiva do comportamento / associação /dissociação /compreensão /
interpretação simples / orientação dos pais /ética e estética / ecologia /
curso preparatório de pais.
D.2. a - D.2.b Pré-escola. 4 e 5 anos
Elaboração
mental / associação / dissociação / compreensão /interpretação objetiva
progressiva / reconhecendo os movimentos /construção indutiva / Ética e
estética / ecologia / hábitos /higiene e alimentação /conhecimento progressivo
da vida, adaptado ao conteúdo /orientação dos pais / curso preparatório de pais
ou escola de pais
D.3. Escola 1, Escola 2 e Escola 3. 6 anos,7 anos e 8 anos
Visualização
livre objetiva e mental /elaboração mental / compreensão /lógica / criatividade
/ interpretação objetiva construtiva /construção da sensibilidade emocional
/ ética e estética /ecologia / hábitos /higiene e alimentação / /
conhecimento progressivo da vida, adaptado ao conteúdo / orientação dos pais ou escola de pais.
D.4. Escola 4 e Escola 5. 9 anos
e 10 anos
Visualização
livre subjetiva / elaboração mental /compreensão /lógica / sensibilidade /
interpretação da realidade individual e comunitária / motivação /
construção solicitada / ética e estética / ecologia / hábitos /higiene e
alimentação / conhecimento progressivo dos conteúdos.
D.5. Escola 6. 11 anos
Visualização
objetiva solicitada / elaboração mental / compreensão lógica /
sensibilidade / práticas de coletividade / motivação /interpretação das
realidades coletiva /prática do perdão e consciência crítica /construções do
conhecimento de interesse coletivo / ética e estética /hábitos / higiene e
alimentação / conhecimento progressivo dos conteúdos.
D.6. Escola 7 e Escola 8. 12 anos e 13 anos
Polivisualização
objetiva solicitada / compreensão / lógica / sensibilidade /prática do perdão e
consciência crítica /interpretação da própria realidade/ motivação /construção
e elaboração do conhecimento próprio em grupo /ética e estética / hábitos /
higiene e alimentação /conhecimento progressivo dos conteúdos.
D.7. Escola 9. 14 anos
Polivisualização
subjetiva solicitada / compreensão / lógica / sensibilidade / prática do
perdão e consciência crítica / interpretação das realidades do
mundo/ motivação / construção e elaboração do conhecimento
partilhado / ética e estética / etiqueta social / higiene e alimentação
/ conhecimento progressivo dos conteúdos / Orientação vocacional
D.8. Escola 10, Escola 11 e Escola 12. 15 anos, 16 anos e 17 anos
Polivisualização
subjetiva e objetiva solicitada / compreensão / associação / lógica /
filosofia / sensibilidade / prática do perdão e da consciência crítica /
motivação / construção de elaboração do conhecimento próprio e da comunidade /
interpretação do conhecimento próprio e da comunidade / pesquisa / ética e
estética / etiqueta social / higiene e alimentação / conhecimento
elaborado dos conteúdos / Orientação vocacional
D.9. Escola 13 preparação
para a universidade. 18 anos
Filosofia
/ Metodologia Científica / Preparação Vocacional / Psicologia do
Desenvolvimento / Mercado de trabalho/ Política e Cidadania / Orientação
da profissionalidade / Linguagem / etiqueta social / Noções
administrativas e organização/Marketing
D.10.
Escola 14.
Profissionalizante ou faculdade. + de 18
anos
Polivisualização objetiva e subjetiva aplicada
ao conhecimento / compreensão / lógica /construção de
elaboração do conhecimento amplo /metodologia específica / pesquisa /
interpretação do conhecimento amplo / orientação para a profissão / Aplicação
do conhecimento geral nos conteúdos comuns ou específicos.
D.11.
Escola 15. Pós-graduação e especialidade. + de21
anos
Polivisualização
objetiva e subjetiva do conhecimento / Resumo do conhecimento
geral / Especificação de um ramo do conhecimento / Pesquisa
/ Desenvolvimento e aplicação do conhecimento especificado
D.12
Escola 16. Mestrado. + de 23
anos
Polivisualização
objetiva, subjetiva e social do conhecimento / pesquisa / adequação e
expansão do conhecimento / metodologia aplicável / projetos / comunicação e expressividade /
oralidade e apresentação.
D.13.
Escola 1.. Doutorado. + de 30 anos
Polivisualização
objetiva, subjetiva e social do conhecimento / Pesquisa / Metodologia
/ Adequação, expansão e conclusão do conhecimento / Aplicação do
conhecimento
4. EXPLICAÇÃO DE CADA MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA DO DAMO E O RECURSO PEDAGÓGICO USADO PARA A APLICAÇÃO DA MOTIVAÇÃO
Matéria Ano escolar
Aplicação Recurso pedagógico
por índice alfabético
Adaptação progressiva do comportamento D.1 Recebe
o bebê ou a criança com vícios de comportamento. È necessário
estabelecer observância de horários e outros comportamentos a fim de
educar para as futuras etapas da vida. Sistemia
Adequação e expansão do conhecimento D.11. Colocar o conhecimento em
nível de “sentir o obvio” para capacitar a um repasse de
emoções e conclusões, ou seja: aprofundar-se com entusiasmo no
seu conhecimento de “causa” e procurar experimentações. Sistemia e
Ludismo.
Adequação, expansão e conclusão do conhecimento
D.11 Enquadrar o conhecimento no parâmetro
existente e procurar descobrir algo que mereça novas explicações
e conclusões eficientes Sistemia e
ludismo.
Aperfeiçoamento
psicomotor. D.1.
Estimulo da observação, da atenção e da motricidade. Aplicando a ética e
a estética básicas. Ludismo
e sistemia.
Aplicação do conhecimento. D.11. Projeção viável e necessária
de uma das várias categorias do conhecimento:
humano, tecnológico, social e em uma das suas áreas específicas. Ludismo.
Comunicação e expressividade. D.11. Apresentação de trabalhos
orais, visuais, escritos e audiovisuais. Ludismo.
Construção
indutiva. D.2.
Estimular a capacidade de produzir o que lhe é comum ou que
deve fazer parte da vida. Ludismo.
Construção da sensibilidade emocional. D.3.
Trabalhar a educação emocional através do conteúdo das matérias e de
forma interdisciplinar. Sistemia
Construção
solicitada. D.4.
Estimular a capacidade de produzir o que lhe é solicitado. Sistemia
Construção do conhecimento de interesse coletivo.
D.5.
Desenvolver dentro do conteúdo das matérias e de forma
interdisciplinar o que é de interesse coletivo. Sistemia
Construção e elaboração do conhecimento
próprio em grupo. D.6.
Oportunizar o conhecimento de si próprio ou da “pessoa que é” e ajudar
cada aluno a se socializar e socializar a matéria. Sistemia
Construção e elaboração do conhecimento
partilhado. D.7.
Oportunizar a aplicação do conhecimento na partilha. Valorizar
o que cada pessoa tem de si mesmo para oferecer como conhecimento. Sistemia
Criatividade. D.3. Promover a criatividade em
todas as matérias. Ludismo
Conhecimento progressivo da vida, adaptado ao
conteúdo. D.2 e D.3. Aproveitar a experiência
do quotidiano para desenvolver o conteúdo das matérias. Sistemia
Conhecimento progressivo do conteúdo.D.4,D.5,D.6 e D.7. Incentivar o
estudo progressivo na turma como um todo. Sistemia
Conhecimento elaborado do conteúdo. D.8. Estimular a criação de
conteúdo comparativo. Ludismo
Conhecimento aplicado do conteúdo comum ou específico.
D.10.Estimular
a capacidade de reduzir, expandir, recriar ou explicar o conteúdo através de
alguma criatividade. No caso de conteúdos comuns do curso pré-universitário,
deixar que cada aluno aplique por exemplo, a metodologia aos temas
próprios da sua vocação pessoal. Ludismo
Desenvolvimento e aplicação do conhecimento especificado.
D.11.Valorizar
um conhecimento específico para que seja desenvolvido e aplicado. Sistemia e
Ludismo
Dissociação. D.1e D.2. Desenvolver a lógica da
dissociação ou decomposição programada. Sistemia e Ludismo.
Elaboração
mental. D.1,D.2,D.3,D.4 e
D.5. Estimular o pensamento lógico, relacionando as
imagens mentais para resultar numa realidade. Sempre usando de
verdades adaptadas à idade mental. Sistemia e Ludismo
Ética e Estética. D.1,
D.2,D.3, D.4, D.5, D.6,D.7e D.8. Capacitar para o conhecimento
do que é certo ou errado, feio ou bonito, bom ou mau, o que deve ou
não deve, o que precisa ou não, o que pode ser adiado, o que é
paciência, o que deve ser cumprido, respeitado, valorizado e
apreciado. De que maneira se deve apreciar a vida, etc... Sempre
demonstrando o obvio e as possíveis conseqüências, o abstrato e o
concreto. A leitura abstrata ou o entendimento do concreto. Adaptando à
matéria e à idade mental. Sistemia e Ludismo
Etiqueta social. D.7 e D.8.Capacitar para a boa
apresentação e o convívio social através das boas maneiras. Sistemia
Filosofia. D.8, D.9 e D.10. Introdução à filosofia.
Capacitar para a adequação do pensamento na interpretação
da vida. Filosofia específica. Sistemia e Ludismo
Hábitos.
D.1, D.2,
D.3, D.4, D.5 e D.6. Demonstrar e exigir do aluno os hábitos
saudáveis como o comportamento ecológico, a caminhada tranqüila, falar
sem gritar, não bater portas, sentar-se
educadamente, comportar-se na fila, ceder vez e lugar aos idosos etc.
Sistemia
Higiene e alimentação. D.1, D.2, D.3,D.4,D.5,D.6 e D.7.
Explicar o porquê e como fazer a higiene. Exigir a higiene
dentro da escola e nos relacionamentos. Explicar sobre os
alimentos e a manutenção de uma alimentação saudável. Incentivar o
plantio de árvores frutíferas e de horta. Do despertar da
curiosidade e da compreensão até ao estudo biológico e ao
trabalho.
Sistemia e Ludismo
Interpretação
simples. D.1. Cultivar a observações antecipadas,
pré-conclusivas e pré-decisivas de todos os atos, movimentos,
palavras, conversas, uso de objetos, etc.... Sistemia
Interpretação objetiva progressiva. D.2. Cultivar as observações
antecipadas e com o entendimento do que poderá vir depois, conduzindo
ao autolimite e a uma decisão acertada. Sistemia
Interpretação objetiva construtiva. D.3. Com as observações antecipadas, os
autolimites acertados e as decisões tomadas, chega a hora de
incentivar a feitura de projetos de várias ordens, a fim de
incentivar as conclusões e fechar os parâmetros. Trabalhar limitação
e pesquisa. Ludismo
. Interpretação da realidade
individual e comunitária. D.4. Depois de D.2 e D.3 é hora de se
autoconhecer em gênero, número e grau; os porquês individuais
e em relação aos outros, de forma comunitária. Sistemia e Ludismo.
Interpretação das realidades coletivas. D.5. Abordagens culturais e
de compreensão da vida das várias coletividades. Sistemia e
Ludismo.
Interpretação da própria realidade. D.6.
Situar o aluno na sua realidade, elevando a sua auto-estima e
promovendo a inclusão: a socialização pelo que se é como pessoa e não pela
raça ou pelo que se possui . Valorizar o natural, a partilha, a opção
pela simplicidade e dar a compreender a ecologia e a cidadania.
Sistemia
Interpretação das realidades do mundo. D.7. O conhecimento da
diversidade cultural e a inculturação da pessoa. Ludismo e Sistemia
Interpretação do conhecimento
próprio e da comunidade. D.8.
Trabalhar a aceitação com naturalidade das diferenças que o
conhecimento pode impor perante a comunidade. Demonstrar ao aluno os
vários tipos de conhecimento, valorizando o conhecimento da
vida e a sabedoria adquirida dos idosos, principalmente familiares e
professores. Demonstrar a importância de todas as profissões. Ludismo e
Sistemia
Interpretação do conhecimento amplo.
D.10.
Motivar os conhecimentos gerais e a busca da intelectualidade. Ludismo.
Linguagem. D.9. Apesar de os alunos terem
estudado línguas como conteúdo do currículo escolar, em D9 deve-se
aperfeiçoar o inglês e o espanhol, por serem línguas comerciais e de grande uso
no MERCOSUL. História da Linguagem e flexões derivativas e comparadas da origem
das diversas línguas.Sistemia
Lógica. D.3,D.4,D.5,D.6,D.7,D.8,D.10. Abordagens da compreensão
dos fatos da vida em geral. O enunciado para a pesquisa
A pesquisa dos porquês. A conclusão da compreensão e o resultado
lógico. Sistemia
e Ludismo
Mercado de Trabalho.
D.9.
Esclarecer sobre as exigências, fluxos, organizações, trocas,
compra e venda, lucros, pesquisa e tudo o mais sobre o mercado de
trabalho tanto nacional quanto internacional.
Incentivar
idéia sobre a elaboração de novos mercados. Ludismo e Sistemia
Metodologia Científica. D.9. Justificando a
pesquisa e dando cientificidade. A produção científica
precisa do enquadramento na lógica de que nada se cria. Apenas
descobrimos maneiras de evidenciar algo que seja aproveitável
em determinadas circunstâncias. Métodos universais
da comunicação científica. Sistemia e Ludismo
Metodologia específica. D.10, D.11, D.12, D.13 A
metodologia começa com a “adequação em D1” e deve ser utilizada em
todas as etapas do conhecimento como organização para tudo o que
se faz. Criar métodos para a organização e a facilitação da
vida em todos os campos e seguir métodos oficiais no conhecimento
e na aplicação do trabalho. De D10 a D13, a metodologia deve ser
específica ao curso que forma para uma determinada profissão. Sistemia
. Motivação.D.4,
D.5, D.6, D.7, D.8. Criar expectativa
para o próximo passo.Aperfeiçoar o sentimento de continuidade, a
esperança e a caridade. Motivação para a leitura, a pesquisa, o
estudo, o trabalho, a obediência, etc... sem competição, sem
egocentrismo nem egoísmo,mas com o desejo de partilha ou bem comum. Sistemia
Noções administrativas e organização. D.9.
Mostrar que uma boa administração e a organização proporcionam
solidez no exercício profissional. Regras gerais. Sistemia e
Ludismo
O desenvolvimento da criança. D.1. Dar o exemplo,
ser espelho, exercitar fisicamente, brincar, organizar o tempo
das atividades, cuidar cultivando
pontualidade, boa expressão, amizade, respeito e outros
valores familiares e sociais. Sistemia e Ludismo
Orientação dos pais. D.1. D.2.D.3.Reunir periodicamente
“somente os pais ou responsáveis” e explicar como deve ser
continuada em família a formação escolar. Demonstrar a extensão
bilateral da família para a escola e da escola para a família
e as conseqüências deste relacionamento que deve ser mantido
com respeito entre as partes. Sistemia
Orientação profissional. D.10. Direcionar o ensino para um aprimoramento
profissional específico da classe, orientando sem descuidar do conhecimento geral.Sistemia
Orientação profissional. D.10. Direcionar o ensino para um aprimoramento
profissional específico da classe, orientando sem descuidar do conhecimento geral.Sistemia
Orientação da profissionalidade. D.9.Orientar
o aluno sobre como se comportar ou a maneira de agir de
um universitário que se prepara para ser um profissional de qualidade. Apresentação e Ética do profissional mediante as diversas
vocações representadas na classe. Ludismo
Orientação vocacional. D.7. D.8. Despertar no aluno o
entendimento da sua vocação. O que mais gosta de fazer? Em que área
se sente melhor? O que espera da sua realização profissional? Sistemia e Ludismo
Pesquisa. D.8. D.10.
D.11.D.12. D.13.Promover a interdisciplinaridade da pesquisa em
todas as áreas da vida familiar, social, religiosa e escolar.
Pesquisa externa e
interna. Para a inventividade, a construção de alguma coisa e a aplicação profissional. Sistemia e Ludismo
interna. Para a inventividade, a construção de alguma coisa e a aplicação profissional. Sistemia e Ludismo
Práticas de coletividade. D.5. Incentivar o trabalho
conjunto sem “grupismo” ou “panelinha” ou partidarismo. Partir
do individual para a coletividade e
da coletividade para o individual. Ensinar a liderança construtivista com parceria despretensiosa, humilde e respeitosa. Demonstrar sempre que o meio ou o mundo do próximo constitui o nosso universo. E que colhemos individualmente as conseqüências do que plantamos na comunidade. É da nossa maneira de atuar no mundo que depende a qualidade das futuras gerações. Ludismo e Sistemia
da coletividade para o individual. Ensinar a liderança construtivista com parceria despretensiosa, humilde e respeitosa. Demonstrar sempre que o meio ou o mundo do próximo constitui o nosso universo. E que colhemos individualmente as conseqüências do que plantamos na comunidade. É da nossa maneira de atuar no mundo que depende a qualidade das futuras gerações. Ludismo e Sistemia
Práticas do perdão e da consciência crítica.D.5. D.6. D.7. D.8. Manter na classe
uma convivência pacífica através da compreensão do outro e do respeito
pelo próximo. Trabalhar o julgamento dos fatos sem condenação mas com
entendimento e compaixão. Quando, como e porque optar pelo SIM e pelo
NÃO. O comportamento socializado. Ludismo e Sistemia
Preparando para a vida.D.1.Iniciar de forma adaptada todas as
etapas do conhecimento. Cultivar o aprimoramento da fala, da
articulação da palavra usando sempre de verdade. Trabalhar a fantasia sem
traumas, sem sustos e sem medos. Despertar a curiosidade pelos sons e
pelos objetos. Habituar a ouvir música melodiosa e a um
paladar natural. Trabalhar a compulsividade e a sociabilidade. Sistemia e Ludismo.
Preparação vocacional. D.9.Depois de descoberta a vocação, os alunos
deverão vivenciá-la, quer seja como estagiários voluntários ou
observantes úteis. O que poderá ser programado pela escola em
convênio com Instituições ou profissionais do ramo. Sistemia
Política e cidadania.D.9. Mostrar a política como
sendo uma forma de prestação de
cidadania. A escolha sem vínculos, sem preconceitos e sem medos como forma democrática de
uma sociedade séria, justa que pretende ser feliz. Sistemia e Ludismo
cidadania. A escolha sem vínculos, sem preconceitos e sem medos como forma democrática de
uma sociedade séria, justa que pretende ser feliz. Sistemia e Ludismo
Polivisualização
objetiva solicitada.D.6.Incentivar o uso do pensamento que leva
aos vários raciocínios objetivos interligados na aplicação do
conhecimento.Sistemia
Polivisualização subjetiva solicitada.D.7.Incentivar
o uso do pensamento como arte. O idealismo e a prática
das exteriorizações subjetivas. Sistemia
Polivisualização subjetiva e objetiva solicitada.D.8.
Incentivar o uso do pensamento
para objetivações dos subjetivos . Os múltiplos idealismos objetivados. Sistemia e Ludismo
para objetivações dos subjetivos . Os múltiplos idealismos objetivados. Sistemia e Ludismo
Polivisualização objetiva e subjetiva aplicada ao
conhecimento. D.10.Incentivar a criatividade a
partir do que é e do que poderia ser, aplicada na matéria ou
conhecimento já adquirido. Sistemia e Ludismo
Psicologia do desenvolvimento. D.9. Mostrar o processo psicológico de
desenvolvimento. As necessidades humanas que impulsionaram
descobertas. Os equívocos e o mau uso das descobertas e
do progresso. Qualidade de vida correta. Ecologia versus sentidos
, sentimentos e sobrevivência humana. Ludismo e Sistemia
Reconhecendo os movimentos. D.2.Valorizar e ensinar a compreender cada
movimento do corpo em relaçãoa si mesmo e aos outros e no uso dos
espaços.Ludismo
e Sistemia.
Sensibilidade. D.4. D.5. D.6. D.7. D.8. Despertar a
sensibilidade. Ensinar a sentir e usar os vários materiais com as
quais existe trabalho. Praticar sistemas de alavancas,
movimentos. Superfícies e conseqüências. Atenção. Sensações e
razões. Promover a educação emocional. Ludismo e Sistemia
Visualização livre objetiva e mental. D.3.Incentivar a compreensão e o discernimento do
que imagina e do que vê. Sistemia e Ludismo
Visualização livre
subjetiva. D.4.
Incentivar o despertar da intelectualidade. Desenvolver trabalhos a partir de um tema próprio. O despertar da arte, da observação, da objetividade, da criatividade e da subjetividade. Sistemia e Ludismo
Visualização livre solicitada. D.5. Aplicação prática da
compreensão com discernimento, demonstrando certo grau de
intelectualidade. Sistemia e Ludismo
5.
SOLICITAÇÃO DE PALESTRAS OU OFICINAS ABAIXO
RELACIONADAS
e-mail: religgare@gmail.com ou passe um SMS para celular VIVO:
(41) 9168-1421
a. OFICINA: Oficina de aprimoramento em didática para os
novos tempos
DISCIPLINA:
Didática Para os Novos Tempos
GRUPOS DE
ESTUDO: Autônomos,
formados por iniciativa de cada
escola.
TEMA
CENTRAL: Prática
para aprimoramento didático de professores, pais e alunos maiores.
TEMPO
SOLICITADO:
28 horas / oficina. Este tempo poderá ser estendido ou
realizar outras oficinas
OBJETIVO
GERAL: Adequar a
forma de ensinar
aos tempos atuais, a fim de obter melhores resultados
comportamentais, intelectuais e sociais
b.
GRADE
TÉCNICA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DAMO
Ministradores:
Professores
Especializados da Missão
Religgare
Aplicação:
Oficina preparatória
e de aprimoramento para professores do ensino fundamental
e foco
principal abaixo
especificado
Tema
Central: A
Psicossomática aplicada ao Ensino
Foco principal : Pedagogos, Psicólogos Educacionais e
Psicopedagogos
Motivo
conseqüente:
Orientar para uma atuação abrangente, inclusiva, organizacional
e
psicosocial na Escola
Objetivo
Geral:
Oferecer
recursos psicodidáticos para conter
a violência nas escolas
Tempo
total:
180 h
/aula / 23 dias
Tempo
presencial:
10 h/aula/dia,
incluindo laboratório
Horário diário:
1º . Das
08 às 12 horas
2º. Das 13 às 16 horas
3º. Das
17 às 20 horas
Objetivo
Específico:
Demonstrar
que é possível preparar os professores para manter um padrão
ético, estético e geral de dignidade e profissionalismo nas Escolas
Motivação
para este curso:
A
violência que gera a insegurança de professores, alunos e famílias nas Escolas
e que por conta desta triste realidade, observamos que:
a.Há
desinteresse de professores
b.As
matérias não são bem aplicadas.
c.O
sentimento cívico está desaparecendo
d.As
pessoas estão cada dia mais deseducadas
e.Os
bandidos estão tomando o lugar dos professores e da família
f. Formam-se
a cada dia, péssimos profissionais que vão formar outros profissionais
cada vez piores
g.Há falta
de integridade pessoal e conseqüentemente profissional.
h.O aluno
está sobrecarregado de falsas necessidades.
Conteúdo
Geral
Dias
1º-Psicossomatologia
básica
2º-Ilusão x
realidade
3º-A
conquista do aluno
4º-A
recuperação inclusiva
5º- Pessoa,
Alma e
Sociedade
6º-Dimensionamento
do
aluno
7º- Educação
para a
vida
8º-
Identidade docente
9º-Avaliação
mental e física do aluno
10º-
Conflitos dentro e fora da
Escola
11º-Inter-pessoalidade
dentro da Escola
12º-
Desenvolvimento mental, físico e intelectual do
aluno
13º-
Organização
psíquica
14º-Imparcialidade
e passionalidade
15º-Segurança
x
caos
16º-Reconstrução
do pensamento coletivo
17º- A
Teoria Psicogenética
18º-Autodomínio
e postura
Procedimentos:
Das
08 às 12 h. aula
teórica
Das 13 às
16 h. aula teórica
Das 17 às
20h. Mesas, debates, trabalhos,
laboratório e recolhimento dos trabalhos
para
produzir um livro relatorial do curso
c.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
1. Definição, conhecimento da Psi
e do Soma, aplicação da consciência e efeitos de conseqüências
demonstrando o poder das escolhas das atitudes do dia a dia
sobre os sentidos. Arco reflexo-lógico, emoção e razão. Ação x reação.
2. O papel do educador nas conquistas das
gerações. História da educação e
resultados obtidos no desenvolvimento da humanidade. Educação x desenvolvimento da sociedade. A ilusão
dos métodos e a realidade do caos
3. Metodologias do ensino qualificado. A didática
interativa entre a escola e a família e não entre a família e a escola. A didática do amor como recuperadora
da auto-estima do aluno. A didática das escolhas com efeitos de
dignidade.
4. Metodologia para obter a atenção abrangente do professor sobre
os alunos e dos alunos sobre o professor e a matéria. Aplicação e desenvolvimento de matérias com atenção inclusiva. Raciocínio e lógica tanto
individual quanto coletivo.
5. Definição e aplicação ética e estética do SER e do ESTAR. A ética e a estética
aplicadas aos conteúdos produzindo conhecimento global e estímulos de sociabilidade. A pessoalidade como recurso social
recriada nas escolas
6. A observação das distintas vocações do grupo de alunos e o direcionamento prático de cada
vocação aplicado na confecção de trabalhos escolares supervisionados. A
valorização da compreensão na oralidade do aluno. A expressão
trabalhada
7. Os diversos posicionamentos do professor nos
diversos níveis de ensino frente às capacidades
emocionais demonstradas pelo aluno, afim de poder contribuir
com a compreensão própria do aluno para que este
possa construir uma vivência
de qualidade com dignidade. Inter-pessoalidade
8. Auto-avaliação
vocacional do
professor. A contribuição do docente para o futuro das próximas gerações de
docentes. O exercício vocacional e a docência não
prejudicada. O aprimoramento
multidisciplinar e a aplicação do conhecimento nos diversos setores
da vida. O currículo pessoal e a colocação certa. A postura
do mestre.
.
9. Metodologia da adaptação do tempo frente às
habilidades de reação do grupo. Estímulos
de reação do raciocínio para
a motricidade. As reações psíquicas
e físicas frente ao trabalho escolar e o aproveitamento
do aluno quando o professor faz a aplicação integral das
matérias na escola.
10. Intercâmbio de posturas
entre professores e alunos. Respeito e
amizade. Liberdade e liberalidade.
Os prejuízos da libertinagem. A reciclagem do perdão na sociedade
escolar restrita e com retorno social amplo. Metodologia dos
diversos tipos de recuperação do
aluno
11. Metodologia do relacionamento qualificado entre docentes, alunos e docentes,
alunos e alunos, funcionários e docentes, funcionários e alunos. Livre arbítrio. Prejuízos do não
relacionamento e do relacionamento não qualificado.
12. Métodos para aprendizagem
aplicados ao desenvolvimento das
matérias. Métodos de reciclagem e reaproveitamento
do conhecimento. O desenvolvimento da
memória e as práticas de compreensão
dos conteúdos.
13. Metodologia para uma didática organizada e organizadora das matérias integradas para fortalecer potencialidades mentais dos
alunos. Aplicação de métodos adjuntos para o desenvolvimento da organização mental, visando uma progressividade laboral e uma
progressão do desenvolvimento pessoal
do aluno.
14. A manutenção da pirâmide profissional nos quadros
da escola. O esclarecimento dos medos
dos alunos. A avaliação progressiva
do aluno para a inclusão social. A receptividade dos problemas individuais
e coletivos.
15. A postura do
docente frente as realidades atuais.
A ética do compartilhamento na segurança do aluno individual e da
escola no geral. Outros procedimentos de segurança.
16. Trabalhando a saúde
psíquica através da esportividade
e das práticas de conduta. A recreação e o lazer como meio de
desenvolver o coleguismo e as amizades íntegras.
17. Metodologia para o auto-domínio e a postura dos
alunos. A prática do silêncio. A
observação das regras de etiqueta
em todos os setores da escola.
18. Metodologia para avaliar e colher resultados
do comportamento coletivo
compreendido através do
ensinamento cívico e
religioso e da
teoria psicogenética para a prática do ego coletivo.
d.
Conteúdo
expressivo seqüencial:
Definição,
conhecimento, psi, soma, consciência, efeitos, conseqüência, poder, escolhas,
atitudes, sentidos, arco reflexo, reflexológico, emoção, razão, ação, reação,
história, educação, desenvolvimento, sociedade, ensino, qualificado, didática,
interativa, amor, auto-estima, escolhas, dignidade, abrangente,
aplicação, matérias, desenvolvimento, raciocínio, lógica, ética, estética,
estímulos, sociabilidade, pessoalidade, vocação, compreensão, oralidade,
expressão, capacidades, emocionais, vivência, inter-pessoalidade,
auto-avaliação, aprimoramento, multidisciplinar, motricidade, aproveitamento,
posturas, respeito, amizade, liberdade, liberalidade, libertinagem, reciclagem,
perdão, recuperação, relacionamento, qualificado, aprendizagem,
reaproveitamento, memória, conteúdos, organizadora, matérias, integradas,
organização, mental, progressividade, laboral, pessoal, pirâmide, profissional,
medos, avaliação, progressiva, inclusão, social, receptividade,
problemas, postura, docente, compartilhamento, segurança, saúde, psíquica,
esportividade, conduta, recreação, lazer, coleguismo, amizade,
auto-domínio, silêncio, regras, etiqueta, comportamento, coletivo,
ensinamento, cívico, religioso, teoria, psicogenética, ego
Acabamos de aperfeiçoar o texto e oportunamente faremos novos ajustes.
ResponderExcluirComo trabalho de educação para a vida, você poderá ver a página de MANUAL DA FELICIDADE no site www.catequesenovostempos.blogspot.com
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